Comunicação

Como Cobrar Cliente Por Mensagem: 7 Técnicas Utilizadas pelas Empresas!

Geralmente, a abordagem que você utiliza ao falar com um cliente é satisfatória, isto é, a sua forma de como cobrar cliente por mensagem, atualmente, apresenta uma alta taxa de sucesso

Ou seja, como você deve saber, para que um acordo seja firmado através de texto, é preciso, primeiramente, ter muito cuidado na hora de cobrar os seus clientes.

Dado que uma palavra mal interpretada, ou, até mesmo, uma cobrança vista como questionável são capazes de gerar desentendimento, assim como, problemas judiciais.

O que não é nada legal para a imagem da sua empresa, concorda?

Mas não é por conta disso que você vai deixar de enviar mensagens de cobranças ou lembretes para seus clientes acerca do vencimento que está próximo da data prevista. 

Afinal de contas, cobrar o cliente por mensagem não é errado.

Muito pelo contrário, é algo crucial para o seu negócio, bem como, tambem, para o financeiro de toda e qualquer empresa no mercado. 

Dessa maneira, para ajudar você, listamos neste artigo 7 técnicas de como cobrar clientes por mensagem. 

Para que você, de fato, se inspire e monte as melhores estratégias de comunicação com o cliente em potencial.

7 Técnicas de Como Cobrar Cliente Por Mensagem: Guia Prático!

Como Cobrar Cliente Por Mensagem

Inicialmente, é importante enxergar qual o nível de conectividade você e seu cliente estão no momento da mensagem.

A vista que isso vai interferir, de modo significativo, na linguagem e na quantidade de objetividade do seu texto.

Por essa razão, é evidente que ser cobrado nunca é legal, porém, é crucial já que você é o principal cobrador da negociação em questão. 

Por isso, para ter sucesso na na hora de falar com o consumidor por mensagem é necessário, acima de tudo, evitar qualquer tipo de constrangimento para o cliente em potencial, ou, até mesmo, de um parceiro de longa data.

Afinal de contas, nunca se sabe exatamente qual é o real motivo para o cliente não ter realizado o pagamento. Isto é, às vezes é falta de dinheiro, em outros, apenas um simples esquecimento. 

Dessa maneira, confira a seguir os 7 exemplos de como cobrar cliente por mensagem de maneira fácil e assertiva, sem mais delongas:

7 Mensagens Estratégicas Para Cobrar Seus Clientes:

Como cobrar cliente por mensagem

1 – Olá, tudo bem? Não identificamos o seu pagamento, aconteceu algo? Como podemos ajudar? Ficaremos à disposição.

2 – Olá! Verificamos no nosso sistema e ainda não consta seu pagamento. E como você é um dos nossos clientes mais atenciosos, ficamos preocupados. Aconteceu alguma coisa?

3 – Olá, como vai? Acredito que você tenha esquecido de fazer o meu pagamento, por isso, estou entrando em contato. Fico no aguardo da sua resposta. Obrigado!

4 – Olá, infelizmente ainda não identificamos o seu pagamento. Nossa equipe pode entrar em contato com você para mais informações e, assim, você poder continuar aproveitando ainda mais os benefícios do nosso serviço?

5 – Oi, tudo bem com você? Percebemos um atraso no seu pagamento. Por favor, entre em contato conosco para negociarmos uma data que fique boa para você.

6 – Prezado, para facilitar a regularização do seu pagamento, estamos enviando um boleto com o valor atualizado. Atenção: observe a nova data de vencimento. Obrigado pela atenção!

7 – Olá, percebemos que há uma pendência no seu pagamento, para poder ajudá-lo, gostaria de saber quando ele será efetuado. Fico à disposição!

[Bônus]: Oi, prometo não ocupar muito do seu tempo. Estou aqui apenas para lembrá-lo do boleto em aberto. Posso gerar um novo para você, basta você confirmar a data de vencimento, tudo bem?

Além da mensagem, também é importante se ater a forma em como cobrar cliente por mensagem através de uma interação que faça sentido ao público-alvo. 

Mas para que compreenda melhor, vamos explicar a seguir.

Escolhendo a Melhor Forma de Como Cobrar Cliente por Mensagem?

Como Cobrar Cliente Por Mensagem

Como pode perceber, receber pagamentos via mensagem de texto é uma prática benéfica tanto para o seu negócio que prestou o serviço ou vendeu o produto quanto para o consumidor – porém, apenas se essa atividade for executada de forma assertiva.

Por exemplo, alguns comerciantes que não enviam esse tipo de comunicado para os seus clientes, geralmente, correm o risco de não receberem o pagamento no dia combinado. 

Mas também, por outro lado, bombardear o cliente com mensagens de cobranças não é uma atitude inteligente.

Já que essa iniciativa é capaz de romper, de modo definitivo, a relação com seu cliente e fazer com que ele não volte a adquirir mais seus produtos. 

Ou seja, tudo é uma questão de equilíbrio.

Contudo, não apenas no Brasil, mas em diversos outros países, o simples ato de cobrar alguém ainda é visto com maus olhos por diversas pessoas. 

Por essa razão, entenda que o problema não está no simples ato de cobrar em si, mas na forma como isso é feito.

Logo, não existe uma fórmula mágica para criar uma mensagem de cobrança, mas a sua abordagem deve levar em conta, exclusivamente, os seguintes fatores abaixo:

Clareza 

Inicialmente, você precisa encontrar o equilíbrio entre ser transparente e ser assertivo com seus consumidores. 

Isto é, o objetivo da mensagem é receber com sucesso seu pagamento – situação delicada em alguns casos para os clientes. 

Dessa maneira, cuide para que a pessoa entenda a importância da mensagem com precisão, mas sem ofendê-la, certamente. Por exemplo:

“Olá, [Nome do Cliente]. Tudo bem?

Reparamos que sua fatura no valor de R$ XX,XX venceu no dia XX, mas ainda não identificamos o seu pagamento. Aconteceu alguma coisa?

Saiba que estamos aqui para te auxiliar em caso de dúvidas ou problemas. Basta entrar em contato conosco!”

Tom de Voz

O tom de voz usado nas mensagens de cobrança precisa estar em conformidade com as demais comunicações realizadas pela empresa. 

Geralmente, se você utiliza um tom de voz mais formal com seus clientes, não há razão para não utilizá-lo no momento da cobrança.

Entretanto, fique atento para não soar sério demais. 

Sendo assim, a seguir está um exemplo que associa formalidade e educação em uma única mensagem:

“Prezado cliente, não consta em nosso sistema o pagamento da sua fatura referente ao mês de [mês da dívida]. Dessa maneira, para regularizar sua situação e receber o boleto atualizado, poderia entrar em contato conosco para mais informações?”

Negociação 

Por mais que o seu cliente esteja em débito com a sua empresa, o seu objetivo não deve ser afastá-lo. 

Pois, em síntese, é muito mais vantajoso ajudar o cliente a quitar a dívida e, com isso, ganhar a confiança dele do que simplesmente receber o valor e perder um cliente a longo prazo.

Nesse sentido, entenda, primeiramente, qual é a situação que a pessoa do outro lado está, examine internamente quais condições de pagamento podem ser oferecidas e, por fim, negocie.

Simplifique o Pagamento

Certifique-se, de maneira objetiva, que o cliente saiba como quitar as dívidas de forma prática. 

Sendo assim, envie o número do código de barras, o valor e o dia do vencimento com as seguintes informações.

“Olá, [nome do cliente]. Informamos que sua fatura no valor de R$ XX,XX está prevista para vencer no dia XX/XX. Portanto, para efetuar o pagamento, use o código de barras abaixo: XXXXXXXX.XXXXXX.XXXXXXXX.XXXXXX. Para mais informações, estaremos à disposição!”

Afinal, a sua empresa precisa facilitar o pagamento para o cliente da melhor forma possível.

Sendo assim, chamá-lo para uma conversa, entender suas condições e, propor formas de pagamento alternativas é sempre a melhor solução de facilitar o pagamento.

Ofereça Um Atendimento de Qualidade 

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o atendimento ao cliente acontece em todas as interações com o público, não apenas no momento da venda, por exemplo.

Pensando nisso, ofereça um atendimento de qualidade para os consumidores, independentemente se eles estão com pendências financeiras ou não.

Dado que, “a qualidade é a nossa melhor garantia da fidelidade do cliente.”

Por hora, isso é tudo. 

Muito obrigada por dedicar seu tempo a esta leitura.

Até o próximo conteúdo! 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais quentes

To Top

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Estes cookies funcionais e obrigatórios são sempre utilizados para que o Studio Dama Art ofereça uma experiência segura neste website para você.