Se você acompanha as redes sociais deve saber que a procura por maneiras de como fazer eventos online de sucesso está sendo cada vez mais comum.
O propósito de qualquer evento online está na capacidade de atrair e fidelizar um público em potencial para o seu produto ou serviço.
A Rocketseat, por exemplo, é uma gigante nacional que vem atraindo a atenção de diversos profissionais da tecnologia por meio do NLW, um dos maiores e melhores eventos online para devs do Brasil.
Mas a verdade por trás de todo esse resultado não está simplesmente no nome da empresa, ou muito menos no seu branding.
Está, de maneira genuína, na solução que eles proporcionam para as pessoas através do lugar mais frequentado do mundo: a internet.
Se você nunca fez um evento online, ou se fez mas não deu certo, não se preocupe.
Nas próximas linhas vou te ajudar a entender todo o segredo por trás de um evento online de sucesso.
Desde as vantagens, planejamento, desenvolvimento, erros mais comuns, até o seu pós-evento.
Não se tratando apenas do conhecimento teórico, mas também de colocar a mão na massa e fazer acontecer.
Vantagens de fazer eventos online

É fato que o excesso de usuários conectados à internet cresce exponencialmente à medida que novas formas de infotenimento surgem.
A Informação e o entretenimento se transformaram em pleno século XXI no produto mais requisitado do mundo todo.
Se você tem algo de excelência para mostrar, saiba que investir em um evento online é sem sombra de dúvidas a alternativa mais escalável para qualquer negócio.
Dentre todas as vantagens de como fazer um eventos online, as mais reconhecidas são:
Evento: Nível de alcance elevado
Pense o seguinte: entre como fazer um evento presencial de no máximo 100 pessoas em São Paulo, e outro online ilimitado, para pessoas de qualquer parte do Brasil.
Qual seria mais favorável para você?
No contexto atual, só a ideia de comodidade ao usuário para consumir algo sem a necessidade de sair do conforto de sua casa quebra extraordinariamente qualquer objeção em relação a distância e transporte.
Quantos clientes ao redor do país você perderia se seu evento fosse presencial com uma quantidade limitadíssima de pessoas? Várias, na verdade.
Redução de custos do Evento
Além de ter maior alcance, fazer um evento online é financeiramente mais vantajoso.
Já que não precisa de espaço físico para uma quantidade significativa de pessoas, muito menos gastar com aperitivos, logísticas e hospedagens, dependendo do tipo de evento.
Todavia, não deixa de ser um evento.
De certo, haverá gastos, mas a questão é simples, o retorno sobre investimento é muito maior se comparado ao presencial.
Evento: Maior produtividade, eficácia e eficiência

Fazer um evento online bem-sucedido é bom, mas fazê-lo em menos tempo mantendo a qualidade é muito melhor.
Isso porque, planejar, organizar, divulgar, ter feedback, aprimorar e lançar na internet, se torna muito mais eficaz.
Tendo em vista que você não precisaria ir até o seu público pessoalmente. Logo que eles já estariam lá, devido a entrega de valor genuína do seu marketing/publicidade.
Mas, como entregar valor genuinamente? Essa questão será explicada melhor a seguir.
Veja como se planejar, e desviar dos erros mais comuns cometidos por diversos profissionais:
Como planejar um evento online de sucesso
Durante o planejamento, escreva em um papel tudo o que você quer e vai precisar para ser usado durante o evento.
Tipo um modelo de negócios (Canvas), mas nesse caso para eventos, contendo por exemplo:
- Ferramentas;
- Cenário;
- Canal de divulgação;
- Palestrantes;
- Conteúdo;
- Design;
- Segmentação;
- Patrocinadores;
- Tráfego, entre outros.
Mas atenção, para ter resultados desejados, você precisará seguir disciplinadamente todas as técnicas necessárias do início ao fim. Então vamos lá:
Qual produto ou serviço de valor será entregue no evento online?
Antes de tudo. O que você vai entregar de valor para as pessoas? Por que elas precisam disso?
Tenha em mente qual é o propósito desse evento. Mesmo que seja mais sério, leve em consideração que as pessoas estão em ambientes diferentes.
E é você quem vai ser o responsável por levar cada uma delas de suas casas, até a sua ideia.
Logo, seu evento será sobre:
- Educação: com intuito de passar conhecimento tácito ou explícito para um determinado público com características em comum. Podendo, ter ou não certificação após conclusão;
- Empresarial: para um público interno ou externo com o objetivo de prestigiá-lo, ou divulgar o lançamento de um novo produto/serviço;
- Social: voltado para interação entre grupos, network e descontração;
- Infotenimento: promoção em cima de algo, voltado exclusivamente para entreter pessoas por meio de informação contagiante de algum nicho ao redor do mundo.
Saber qual será o objetivo do evento online é de extrema importância, para que assim, prossiga adequadamente com a próxima técnica.
Para quem será o evento?
Seu evento online será para pessoas ou empresas? Definir o público alvo ou persona é essencial para se comunicar de maneira assertiva com a audiência.
Estude o seu público, aprenda a ouvir e entender sobre: o que eles querem? Por que desejam isso? Em que momento? De que forma?
Para que assim, você não tenha dúvidas e mostre naturalidade ao exibir autoridade.
Por onde será divulgado o evento online?
Definir o local também ajudará a saber um pouco mais sobre o perfil do público.
Todavia, não esqueça de definir se será ao vivo ou gravado.
Caso opte pela primeira opção, existem lugares ideaiss para lives, mas caso seja a outra, saiba que há restrições, e cada plataforma segue regras diferentes e específicas para divulgar.
Excelentes opções para ajudar você a como fazer a divulgação de eventos online são:
- Youtube;
- Instagram;
- Facebook;
- Meeting;
- Zoom;
- Dentre outros.
Não existe uma que seja melhor que a outra. Todas seguem um padrão de comunicação.
Independente de qual escolher, sua estratégia e persuasão é o que trará realmente resultados esperados.
Tenha total controle sobre o andamento do evento

Um aspecto importante quando se faz um evento online é entender e interpretar as métricas. O que os dados dizem?
As pessoas estão gostando do que estão vendo? Como anda o engajamento e interação? Quanto estou gastando por publicidade e divulgação? Tem outras pessoas envolvidas?
Caso seja complicado, ou não tenha tempo para isso, é totalmente normal delegar, ou seja, procurar por outras pessoas para fazer essas funções.
No entanto, em hipótese alguma ignore essa dica de planejamento. Esteja sempre por dentro de tudo que acontece em seu evento.
Tenha feedback toda hora se possível.
Deixe uma experiência marcante no evento

Tenha em mente que não é sobre seu evento, mas sobre as pessoas que estão assistindo ele.
Assim como, para ter sucesso em um evento online, apenas seja capaz de prender cada usuário de um jeito tão impactante, que mesmo após finalizar, os deixem verdadeiramente satisfeitos.
Como fazer isso? Simplesmente entregando o que eles mais desejam.
Vamos a um exemplo: Joana tem 23 anos, mora em Recife, estuda nutrição na faculdade e tem uma história bem interessante da infância. Ela disse:
"Quando eu tinha uns 8 anos, minha mãe adorava a praia, sempre íamos lá nos finais de semana. Lembro vagamente de um colar engraçado que ela fez com uma pedra azul arredondada que encontramos perto de uma barco pequeno, mas infelizmente eu o perdi com o tempo. Bom… minha mãe não está mais entre nós, mas nunca vou esquecê-la. Hoje, infelizmente, não tenho mais tanto tempo para ir à praia como gostaria. Só queria ter aquele colar engraçado outra vez."
Observe o final da história da Joana.
A coisa que ela mais quer, você consegue entregar?
Apenas escute sua audiência, se você estudar seu público a fundo vai saber impactar de maneira genuína, não tenha dúvidas.
Por que muitos eventos online dão errado?
Os eventos online na verdade não dão errado, eles apenas são planejados de maneira equivocada ou mal compreendido.
Falhar na primeira tentativa não é sinônimo de fracasso total, isso só mostra que algo precisa ser melhorado.
Se você estiver de olho em tudo como foi solicitado anteriormente, conseguirá virar esse jogo.
Até os maiores empresários do mundo falharam no início.
Se você está começando e os resultados ainda não apareceram, mantenha a calma e faça algo a respeito.
Pesquise por mais referências, veja o que os outros que tiveram resultados estão fazendo, e como estão fazendo.
Depois, adapte ao seu.
Saiba como atrair o público ideal para um evento online
Já ouviu falar sobre tráfego pago e orgânico? O tráfego é responsável por levar o consumidor diretamente até o seu produtor, ou vice-versa.
Por exemplo: se você for fazer eventos de confeitaria, o tráfego será o guia que levará seu evento a todas as confeiteiras do Brasil que encontrar nas redes sociais.
Interessante?
Há duas opções, o tráfego pago e o tráfego orgânico.
Como o nome mesmo já diz, a primeira opção é necessário pagar um valor para ter essa visibilidade na mídia, ou seja, é um serviço das próprias ferramentas de divulgação – Instagram, Google, Youtube, etc.
Enquanto a outra, o tráfego orgânico é totalmente gratuito, mas você precisará trabalhar muito bem seu conteúdo sobre o evento.
Caso contrário, o alcance do público levará muito mais tempo.
Ou melhor ainda, a terceira opção: você pode e deve optar por ambos os tráfegos.
O que estiver ao seu alcance simplesmente pegue-o.
O que fazer no pós-evento online?
Após ter consciência do que precisa ser feito.
Só resta divulgar nas redes sociais, email marketing e anúncios o seu evento.
Por ser online, vai alcançar pessoas de todos os lugares de maneira muito mais eficaz.
Desde o processo de planejamento até o de finalização do evento online, recolha todos os feedback possíveis para saber onde pode melhorar ainda mais seu produto.
Esse feedback pode trazer insights incríveis para um próximo evento.
Fique de olho!
Agora, se você leu esse conteúdo até o final, acredito que já é capaz de iniciar qualquer evento online para pôr a prova o que foi passado aqui.
Agradeço pela atenção, e espero ver um evento online incrível vindo de você.
Então, se gostou do conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe com quem também precisa saber mais sobre o assunto.
Um grande abraço, e até mais!

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