Comunicação

Como Prospectar Clientes Pelas Redes Sociais? Feche Mais Negócios

Como Prospectar Clientes Pelas Redes Sociais

Uma dúvida que acontece com frequência é como prospectar clientes pelas redes sociais e se ainda vale a pena.

Embora como temos escutado muito sobre vendas de mídia social, a maioria dos profissionais de vendas acredita ser realmente sobre mídia social e como ela pode ser usada para prospectar.

Entretanto, a mídia social pode ser muito mais eficaz do que qualquer outro meio que você já tentou.

Porque, segundo a HubSpot, 90% dos CEOs nem querem atender a ligações frias.

No entanto, 75% deles utilizam as mídias sociais para tomar decisões de compra.

Ou seja, você vai querer estar lá quando as pessoas prontas para comprar estiverem lá.

Dominar o Social Selling é simplesmente adicionar uma ferramenta ao seu kit de ferramentas de marketing e vendas ”, diz Shannon Belew (criadora de The Art of Social Selling).

É importante reter e atrair seus clientes (online) equilibrando o valor de suas informações e sua capacidade de manter os relacionamentos que você constrói.

Provavelmente, você está usando as mídias sociais para se comunicar com sua família, amigos e clientes. 

Além disso, você também pode usar o LinkedIn e o Instagram para projetar profissionalismo.

Todavia, cada um deles pode ser otimizado para criar uma rede mais forte e aumentar as vendas. 

Esses 12 métodos ajudarão você a ter sucesso na prospecção.

1. Encontre seu Público Usando as Mídias Sociais

O primeiro método que vamos abordar de como prospectar clientes pelas redes sociais é encontrar a mídia social certa para o seu público usando as mídias sociais.

Todavia, as redes de mídia social podem ser muito semelhantes à mídia tradicional.

Mas é improvável que você atraia bons clientes e esteja em todos os lugares.

No entanto, você também pode pesquisar onde os clientes em potencial estão nas mídias sociais antes de escolher uma ou duas plataformas de redes sociais para prospectar.

Portanto, encontre conversas relevantes sobre os produtos da sua empresa, setor e os interesses de seus clientes por meio das mídias sociais.

O LinkedIn é uma plataforma popular para profissionais de negócios. 

No entanto, sua influência é mais importante para os negócios B2B.

Mas isso não significa que os executivos corporativos não estejam ativos no Instagram e Twitter.

Eles também poderão ser atraídos por um bom conteúdo.

Mas é importante que você siga especialistas em sua área para encontrar outras pessoas que também estejam interessadas em segui-lo nas mídias sociais.

2- Ouça mais do que fala na prospecção   

Você pode identificar quais redes sociais são mais populares entre seus usuários. Ouça-os e use seus comentários e perguntas para influenciar as conversas.

Ouça por um tempo e depois inicie uma comunidade comentando em blogs e sites ou participando de salas de bate-papo.

Você pode participar de discussões para oferecer sugestões e soluções valiosas, mas não soluções para produtos e serviços.

3- Crie uma personalidade adequada

Essa pode ser uma maneira mais barata e até mesmo como você vai utilizar para te ajudar prospectar clientes pelas redes sociais.

Todavia você pode se registrar nas plataformas que seus clientes potenciais e atuais usam.

Ou seja, participe de comunidades com algo que você pode oferecer, mas isso não é um ponto de venda.

Antes de compartilhar suas informações, esteja ciente das normas e expectativas do local.

No entanto, você pode pesquisar tópicos relevantes para sua experiência e não apenas sua própria área para encontrar os melhores grupos do LinkedIn.

Todavia, use fontes confiáveis e compartilhe informações que para estabelecer sua autoridade.

Peça conselhos e responda diretamente às perguntas.

4. Certifique-se de seguir os usuários certos

Como Prospectar Clientes Pelas Redes Sociais

Nas redes sociais não é diferente.

Para encontrar os usuários mais bem avaliados no Twitter, use ferramentas como Tweeple ou FollowerWonk .

Hashtagify é capaz de executar funções semelhantes para o Instagram.

5- Siga as pessoas e empresas certas.

Planeje para realizar seus sonhos.

Todavia, você pode fazer um inventário de todas as suas empresas familiares e grandes marcas e, em seguida, seguir as empresas no Twitter, Facebook e LinkedIn. 

Entretanto, estes três são os mais populares para os negócios.

Além disso, acompanhe suas atividades.

Você deve, no mínimo, parabenizá-los quando anunciarem algo positivo.

Ou seja, para aumentar sua presença, tweet, curta e seja ativo.

Considere oferecer demonstrações para clientes que tenham uma necessidade que você possa atender.

6- Siga seus concorrentes

A princípio, lembre-se de manter seus amigos e familiares perto de você ao usar as mídias sociais.

Fique de olho nos seus concorrentes e veja qual conteúdo eles usam para manter as pessoas interessadas.

Você não precisa fazer sua própria roda.

Em vez disso, use suas melhores ideias para se relacionar com seus seguidores nas mídias sociais.

7- Descubra quando clientes em potencial podem se juntar a você

O LinkedIn permite que você observe os resultados de adicionar o candidato perfeito ao seu perfil.

As pesquisas salvas permitem que você insira os requisitos de seus clientes ideais, como o setor ou o cargo.

Além disso, ele exibirá imediatamente os resultados com base em quem você está conectado.

Você pode se livrar dos que não quer ou encontrar maneiras diferentes de se comunicar com eles. 

Então, antes de você começar prospectar clientes pelas redes sociais, comece a fazer novas conexões.

8- Seja um líder de influência

Inicie seu grupo após participar de comunidades, bate-papos e grupos online.

Antes de promover seu produto ou serviço, certifique-se de iniciá-lo.

É semelhante à prospecção e identificação de clientes. 

Clientes em potencial já manifestaram interesse nas mídias sociais.

Forneça informações valiosas aos membros do seu grupo, como folhas de dicas de estudo ou links de formulários. 

Em seguida, crie mensagens direcionadas para membros ativos.

9- Crie histórias

Como Prospectar Clientes Pelas Redes Sociais

Postar histórias interessantes e úteis pode aumentar a interação e a visibilidade de suas redes sociais.

Traga-os para um brainstorming de um projeto, ideia ou solução vencedora baseada em pessoas e circunstâncias reais.

A GE, por exemplo, construiu Balance the Equation em torno de Millie Dresselhaus (vencedora da Medalha Nacional de Engenharia Científica).

Embora a campanha tenha como objetivo incentivar mais mulheres a seguir carreiras em STEM, seu foco em uma mulher que é cientista a tornou mais popular.

10- Certifique-se de usar imagens para chamar a atenção de potenciais clientes

Lembre-se da importância das imagens ao compartilhar e postar.

Seus feeds têm muito a oferecer para chamar a atenção.

Visuais envolventes, como vídeos pessoais, obras de arte ou memes direcionados, atrairão à atenção e aumentarão o envolvimento antes de passarem para o próximo item.

11- Deixe-os fazer parte do seu mundo

As mídias sociais podem ser usadas para construir uma rede de negócios e aumentar o reconhecimento da marca.

Não é a melhor maneira de vender.

A mídia social é um esforço demorado.

Seu objetivo final deve ser levar os usuários ao seu site e em outras plataformas sociais, como Instagram, Twitter e Facebook.

Além disso, você pode compartilhar uma ótima postagem de blog em suas contas de mídia social para aumentar seu número de seguidores.

No entanto, crie um título, uma imagem e uma primeira frase que motive os leitores a clicar no link para a história completa.

12- Avalie os resultados de seus esforços

Não foi fácil avaliar a eficácia das campanhas de mídia social.

No entanto, a maioria das plataformas oferece ferramentas de rastreamento.

Essas ferramentas podem ser usadas em combinação com o Google Analytics e outras ferramentas externas para obter informações sobre o comportamento de clientes em potencial usando as informações que você fornece. 

Isso ajudará você a determinar os fatores prováveis ​​que podem levar a vendas.

Referências

  • blog.hubspot.com/sales/cold-calling-statistics
  • ge.com/sustainability
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  1. Pingback: Diferença entre Cliente e Paciente para Atendimento Médico 

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