Comunicação

Como Trabalhar em Feiras e Eventos e Atrair Clientes Ideais?

A experiência na hora de aprender a como trabalhar em feiras e eventos chega a ser um dos pilares mais desafiadores e interessantes para qualquer pessoa.

Gerenciar uma equipe de pessoas, cuidar da organização, propor ações estratégicas em situação adversas não é tarefa fácil.

Mas se você gosta da área e tem muita vontade de trabalhar em feiras e eventos profissionalmente, vale a pena tirar um tempo para entrar a fundo neste conteúdo.

O mercado de eventos cresce gradativamente, e está sempre em constante evolução.

Para quem quer adquirir experiência em feiras e eventos, fazer networking, ganhar dinheiro, ou até mesmo trabalhar de forma voluntária. Esse é o melhor momento para começar a trabalhar.

Mas claro que isso é apenas a ponta do iceberg.

Continue a leitura e veja as principais dúvidas e questionamentos para quem deseja trabalhar em feiras e eventos logo a seguir.

Como é trabalhar em feiras e eventos? 

Pensando racionalmente, trabalhar em feiras e eventos não é como a maioria imagina.

Saber como planejar e organizar estrategicamente um evento de sucesso requer bastante dedicação. 

Afinal, a feira ou evento que será promovido deverá ser capaz de atrair pessoas certas por meio de um ótimo planejamento e alcance de metas estabelecidas.

Entretanto, considerando que existem várias categorias de eventos, como: congressos, workshops, corporativos, feiras e muito mais.

Além do porte, que pode envolver desde pequenos eventos com um quantitativo limitado de pessoas, até outros que suportam milhares de pessoas, como, por exemplo, um show.

Logo, saber ser analítico e estratégico é essencial para trabalhar em feiras e eventos. 

Qual a vantagem de trabalhar em feiras e eventos?

Não há vantagem ou desvantagem, na verdade.

Tudo depende do seu ponto de vista. 

Geralmente, quem quer trabalhar em eventos busca experiência na sua essência mais prática do que teórica. 

Relativamente, vai depender de cada um, mas quem quer trabalhar em feiras e eventos são capazes de desenvolver habilidades como: 

  • Auto nível de liderança;
  • Capacidade de fazer amigos e influenciar;
  • Comunicação e oratória impecável;
  • Habilidades estratégicas;
  • Desenvoltura comportamental;
  • Criatividade e inovação acima da média; 
  • Baixo grau de procrastinação; 
  • E muito mais.

No entanto, segundo a lista pode-se observar obviamente diversas vantagens, mas para algumas pessoas nem tanto.

Já que falar em público ou liderar uma equipe pode ser extremamente desconfortável.

Mas o que realmente importa é em que habilidades você está disposto a superar independente do medo.

Tem como trabalhar em feiras e eventos por conta própria?

Como Trabalhar em Feiras e Eventos

Depende do tamanho da feira ou evento.

Participar para ter experiência é o mais comum para os iniciantes.

Mas para quem é do tipo que não consegue ficar quieto, também tem uma grande possibilidade de sucesso.

Contando que você possua:

Paixão pelo que faz

Gostar do que faz é uma das coisas mais importantes para o sucesso de qualquer feira e evento. 

Pois dessa maneira, quando aparecer um cliente em potencial, esse profissional será capaz de persuadir e encantar por meio da sua confiança acerca do que está sendo passado.

Ou ainda, saber o que fazer e não fazer em negociações com fornecedores.

Ter esse perfil que valoriza cada esforço do seu trabalho é extremamente importante.

Expertise em entender as métricas

Além de gostar do que faz é necessário saber entender onde tudo isso está o levando.

Para isso, é necessário salvar cada informação e ficar atento aos feedbacks sobre público, contabilidade, conteúdo, divulgação, custos, planejamento e metas alcançadas.

Por meio do instrumento mais escalável do mundo: a tecnologia. 

Pois, será através de sites e aplicativos que esse profissional irá gerenciar todos os dados do andamento do evento em questão.

Produtividade elevada

Mesmo com planejamento, não é novidade que imprevistos acontecem. 

E em momentos assim, é essencial saber ser produtivo e estratégico para que todo o planejamento não desmorone por completo.

Se virar nos 45 do segundo tempo não é fácil, pois requer um elevado esforço por parte do produtor. 

Contudo, o público do evento que está sendo promovido espera ter o que foi prometido.

Cabendo apenas ao responsável dar-lhes aquela experiência única, mesmo que pareça algo impossível.

O que é preciso para trabalhar na área?

Para quem quer começar agora a planejar um evento é importante ficar atento a algumas habilidades necessárias.

Não precisa saber de tudo apenas o necessário sobre: vendas, marketing, tráfego, design, finanças, tecnologia, gestão, pesquisa de mercado e métricas.

Ao obter conhecimento sobre os assuntos, sua tomada de decisão fica mais assertiva, já que a visão de negócios se amplia à medida que novos insights forem chegando com base no conhecimento absorvido.

Por outro lado, é importante saber por onde começar a trabalhar em feiras e eventos.

Cada cenário é uma experiência diferente.

Por exemplo, você pode ser contratado para promover um evento de pequeno porte para uma empresa ou até mesmo organizar seu próprio evento em nível regional, nacional ou global. 

Como ganhar experiência para trabalhar em feiras e eventos?

Para ganhar experiência basta participar, mesmo que voluntariamente, de eventos da sua região ou acadêmicos caso estude.

Outra possibilidade de adquirir experiência é através de estágios em eventos. 

Ficar de olho também nos próximos eventos que acontecerão na sua cidade e arriscar a chance de fazer parte poderá ser uma oportunidade de ouro.

Após conseguir a primeira experiência com eventos, promover outro completamente do zero será mais fácil do que imagina. 

Além disso, estudar sobre a área mesmo após ter tido algumas experiências é primordial.

Já que a tecnologia se modifica enquanto o comportamento humano.

Conclusão: 

Trabalhar em feiras e eventos é uma das áreas mais desejadas atualmente por ser algo capaz de potencializar qualquer negócio de um jeito cativante ao público.

Além de ser benéfico às pessoas, quem busca trabalhar com eventos aprende muito mais na prática do que na teoria.

Liderança, comunicação, estratégia de negócios e senso crítico são alguns exemplos do que se pode obter com a experiência de trabalhar em feiras e eventos. 

Por outro lado, vale ressaltar que habilidades voltadas a vendas, marketing, tráfego, público alvo e finanças são essenciais caso tenha interesse na área.

Mas não são habilidades que requer um alto nível de conhecimento.

O básico de cada uma delas e atitude já é o suficiente para qualquer pessoa começar como produtora de eventos.

Caso tenha mais dúvidas sobre como trabalhar em feiras e eventos, pode ficar à vontade para compartilhar conosco. 

Espero que este conteúdo tenha o ajudado a esclarecer tudo a respeito do assunto. Se gostou, compartilhe com outras pessoas. Obrigada pela atenção, e até mais!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Mais quentes

To Top

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Estes cookies funcionais e obrigatórios são sempre utilizados para que o Studio Dama Art ofereça uma experiência segura neste website para você.