A maneira mais eficiente de como virar um palestrante é simplesmente aprender a encantar e influenciar pessoas.
Quem já assistiu uma palestra de verdade, do tipo que toca em cada dor ou desejo do público, sabe que palestrar é nada mais que uma arte.
Isso porque, durante uma palestra, no momento em que o palestrante expressa sua oratória impecável por meio de uma história, frase ou apenas uma única palavra, todo o público ouve.
Nessa hora, talvez você não saiba, mas esse palestrante de modo furtivo capturou em sua essência algo do qual aquelas pessoas precisavam profundamente até aquele exato momento.
Impulsionando-os a fazer algo do qual seu corpo e mente mais precisavam.
Mas como ele fez isso? Se você tem interesse em entender a fundo como virar um palestrante, ou adoraria saber como melhorar sua comunicação em público.
Leia este conteúdo por completo, pois tudo pode ser aprendido, e aqui eu vou te ensinar da maneira mais eficaz e eficiente possível: como virar um palestrante.
Entrega de valor como ponto-chave

Não há precedentes para a entrega de valor.
Cada momento de sua jornada, seja ele pessoal ou profissional, pode servir de lição e aprendizado para muitas pessoas.
Para tanto, é necessário ter resultados expressivos e comprovados para virar um palestrante de sucesso.
Para que eles sirvam de provas quando inibir sua autoridade e identificação com o público presente.
Vamos a um exemplo. Steve Jobs, uma vez em seu discurso para os formandos de Stanford University em 2005, disse o seguinte:
"O trabalho ocupará uma parte importante da vida de vocês e o único jeito de ter a verdadeira satisfação é fazer o que vocês acreditam ser um excelente trabalho. E o único jeito de fazer um excelente trabalho é amar o que vocês fazem. Caso ainda não tenham encontrado, continuem procurando. Não se acomodem. Como acontece com todos os assuntos do coração, quando encontrarem, vocês saberão. E, como qualquer excelente relacionamento, ele só melhora com o tempo. Então continuem procurando até encontrar. Não se acomodem."
Steve Jobs deixou um legado que prevalece por anos, e suas palavras não apenas tocaram cada aluno de Stanford, elas também serviram de encorajamento para o mundo todo.
Vontade, paixão e atitude são as principais essências para todo palestrante iniciar sua jornada de motivação, seja uma plateia pequena ou grande, seu limite é indefinido.
Vendendo a transformação
Como ressaltamos, entregar valor por meio de experiências vividas são valiosas estratégias para se destacar entre tantos outros.
No entanto, quando se trata de palestrar pode ser para inspirar um grupo de pessoas ou vender o mais novo produto em lançamento no mercado.
Há uma variação de formas e formatos para explorar.
E se o propósito é vender, o palestrante precisa acima de tudo conhecer “o que é” e “para quem” o produto será entregue.
Ou seja, para saber como virar um palestrante de sucesso, você precisa aprender a pesquisar o mercado.
O conteúdo é bastante importante, já que é função do palestrante estimular o imaginativo dos seus ouvintes por meio de palavras.
Além disso, o que for comunicado com o intuito de vender será bem mais assertivo e promissor se o conteúdo causar conexão e impacto no público.
E dependendo do nível de consciência da audiência, pode demandar mais tempo que o esperado para planejar um conteúdo de valor.
Pensando nisso, definir: tema, comunicação, postura, história, expressão e conteúdo, é o que fará a diferença na qualidade de qualquer apresentação.
Mas o que muitos não sabem quando estão iniciando como palestrantes é a melhor forma de se apresentar em público.
O que precisa para se apresentar em público?
Geralmente, a maioria das pessoas pensam em montar uma apresentação espetacular no PowerPoint.
Será que isso é o mais importante?
Algo para ilustrar ao público é decerto ótimo para atrair a atenção, mas não é a ferramenta mais importante de um palestrante.
A plateia não está ali porque querem ver textos e imagens passando, isso eles fazem o tempo todo. – Mas caso você seja o tipo de pessoa que entende de design e seja favorável a apresentação, então utilize-o.
No entanto, o que as pessoas realmente querem, é saber o que você tem para entregar a elas. É conhecimento? Um produto? Serviço?
Aprender a como ativar o imaginativo ao invés de ilustrar com projetores é o melhor caminho para uma palestra ser bem-sucedida, pois é nesse momento que o público se conecta.
Conte histórias. Se não sabe como, vou conceituar melhor a seguir:
Como convencer alguém através de histórias

Primeiramente, não exagere ou force uma história.
Encare isso como pequenos flashbacks que servem para reforçar seu conteúdo.
Em uma roda de amigos, por exemplo, quando alguém fala de um acontecimento pertinente, já percebeu que o restante do grupo se conecta expressando a mesma empolgação ao falar de suas histórias?
O que acontece é que o primeiro amigo conseguiu de um jeito bem natural ativar o imaginativo de todos os outros no grupo, levando-os a agir de maneira igual.
Portanto, o que precisa saber e que fez toda diferença, não foi a história do amigo ser muito boa, mas foi o sentimento em comum que ele conseguiu compartilhar com todos os outros.
Da mesma forma acontece com o palestrante, ele não conta histórias para ele, mesmo que sua jornada tenha sido emocionante, nunca é sobre ele.
São sobre o público e o sentimento que compartilham em comum.
Para reforçar ainda mais, quem não conhece o Homer Simpsons?
Porque será que os Simpsons é um desenho tão assistido no mundo inteiro?
Será que é pelo personagem principal, o Homer, com diversos problemas
Alcoólicos e totalmente sem regras ou pela Marge que aguenta calada os problemas de família?
O real motivo está na identificação, quantas pessoas que você conhece se parecem com o Homer ou a Marge?
Entendendo isso, você é capaz de levantar insights precisos sobre o público.
Como deve ser a voz de um palestrante
Voz é um ponto importante e delicado para a maioria das pessoas.
“Uma voz fina não passa confiança alguma, mas uma firme e mais grossa sim”. – Essa é a forma como a maioria pensa.
É certo que uma voz mais firme e confiante passa muito mais credibilidade, mas na verdade o que garante o sucesso da apresentação de um palestrante é sua: preparação.
A preparação não é apenas boa para a voz, mas também para tudo na vida.
Portanto, prepare o conteúdo com antecedência, reserve algum tempo para ensaiar o que vai falar, coma alimentos leves, hidrate-se e treine a respiração.
Afinal, nervosismo faz parte, e a voz não deve ser um obstáculo quando o que tem para falar é muito maior.
Qual é a sua marca pessoal
Da mesma forma que uma empresa precisa de uma marca ou branding, a imagem do palestrante também precisa ser levada em consideração.
Se não sabe como se vestir apenas pense: como eu quero ser lembrado pelo público?
A forma como você se posiciona pode ajudar bastante em como se apresentar para uma plateia.
A marca do palestrante de forma alguma deve ser um problema para quem está iniciando.
Pois, fixar sobre você na mente das pessoas pode levar tempo.
Então vá desenvolvendo gradualmente como quer aparecer.
Será mais executivo ou mais casual?
Quanto mais forte e condizente com o que fala, mais sua marca vai se fortalecer.
E assim, criar uma imagem de você na mente das pessoas.
Todavia, por mais simples que pareça ser, é preciso ser estratégico quando for criar uma marca pessoal, pois caso contrário poderá provocar um conceito oposto – o de hipocrisia.
Portanto, lembre-se da razão em querer saber como virar palestrante.
Caso seja uma paixão, então não há motivos para não ser um dos melhores.
Espero que esse conteúdo tenha ajudado de alguma forma. Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.
Um grande abraço, até mais!
