Desenvolvimento Pessoal

Dicas Para Parar de Procrastinar: O Fio Surpresa da Ação!

Dicas para parar de procrastinar

Se você deseja aprender as melhores dicas para parar de procrastinar, precisa entender em primeira mão que os seres humanos foram procrastinadores ao longo de séculos. 

Essa questão é tão antiga e comum que filósofos gregos antigos, como Sócrates e Aristóteles, criaram um termo para descrever esse tipo de comportamento, conhecido como: Akrasia.

Akrasia refere-se à condição de agir contrariamente ao seu melhor julgamento.

É quando você toma uma decisão mesmo sabendo que deveria estar fazendo outra coisa. 

Traduzindo, podemos afirmar que Akrasia é o mesmo que procrastinação e ausência de autocontrole.

Logo, a procrastinação diz respeito especificamente ao ato de atrasar ou adiar uma atividade (ou conjunto de tarefas).

Isto é, é a força que o impede de seguir o que você propôs a fazer. 

Por Que Procrastinamos?

Dicas para parar de procrastinar

Mas afinal, qual é a razão pela qual adiamos fazer as coisas? 

O que está acontecendo dentro do cérebro que nos faz querer adiar as coisas que estamos cientes de fazer?

Para um melhor entendimento, vamos entender melhor através do campo da ciência.

Segundo a psicologia comportamental, a procrastinação é um problema conhecido como “inconsistência de tempo”, que pode explicar porque a procrastinação parece nos atrair – apesar de nossas melhores intenções. 

A inconsistência de tempo é uma referência ao nosso cérebro para considerar recompensas imediatas bem mais atraentes do que recompensas no futuro.

A maneira mais eficaz de compreender isso é imaginar que você tem duas versões suas separadas que são basicamente seu “Eu presente” e seu “Eu futuro”. 

Se você criar metas para si mesmo, como, por exemplo: perder peso, escrever um livro ou até mesmo aprender um novo idioma. 

Estará fazendo planos para o seu futuro. 

Ou seja, você está imaginando o que gostaria que sua vida fosse em um futuro próximo. 

Dito isso, ainda pode-se afirmar que se você considera o seu ”Eu futuro”, é muito mais simples para o seu cérebro apreciar a importância de agir com recompensas de longo prazo. 

No entanto, embora você possa fazer planos para o futuro, somente o seu “Eu presente” é quem tem o poder de decidir agir. 

Quando chega a hora de decidir, você não está decidindo sobre o futuro exatamente.  

Pesquisadores descobriram que nosso “Eu Presente” prefere a satisfação instantânea e não uma recompensa de longo prazo.

Dessa maneira, suas duas versões muitas vezes não estão em harmonia uma com a outra provocando, assim, a procrastinação. 

Dicas Para Parar de Procrastinar 

Dicas para parar de procrastinar

Há uma variedade de estratégias e dicas para parar de procrastinar que podemos empregar para você. 

Abaixo, vamos definir e explicar cada conceito para que você possa entender a estratégia em ação.

1. Tornar as Recompensas das Ações Mais Urgentes

Se você puder descobrir uma abordagem para tornar as vantagens de tomar decisões de longo prazo mais tangíveis e imediatas, será mais fácil ficar longe da procrastinação. 

Uma das maneiras mais eficazes de tornar as recompensas futuras mais acessíveis no momento presente é empregar uma abordagem conhecida como “agrupamento de tentações”.

A ideia foi desenvolvida a partir dos estudos de economia comportamental conduzidos por Katy Milkman na Universidade da Pensilvânia. 

Em termos simples, o método sugere que você combine uma ação que seja benéfica para você a longo prazo, combinando um comportamento que faça você se sentir bem a curto prazo.

O conceito fundamental é: Só faça (Coisas que você ama) enquanto faz (Coisas que você procrastina).

Aqui estão alguns exemplos comuns de uma estratégia de agrupamento tentadora:

  • Ouça apenas audiolivros e podcasts que você adora enquanto se exercita;
  • Assista ao seu programa de TV favorito enquanto executa tarefas domésticas;
  • Escolha comer em seu restaurante favorito ao realizar suas reuniões mensais com um colega problemático.

2 – Tornar a Tarefa Mais Viável

Como se observa, o atrito que causa a procrastinação geralmente está centrado no início de um comportamento. 

Assim dizendo, logo de início, geralmente é menos doloroso continuar trabalhando. 

Esta é uma boa razão para reduzir o tamanho de seus hábitos, porque se seus hábitos forem pequenos e fáceis de começar, você terá menos probabilidade de procrastinar.

Uma das maneiras favoritas de tornar os hábitos mais fáceis é usar a regra dos 2 minutos, que diz: “Quando você inicia um novo hábito, deve levar menos de dois minutos para fazer”. 

A ideia é facilitar ao máximo o início e, em contrapartida, confiar que o inércia o levará adiante na tarefa depois de começar. 

Uma vez que você começa a fazer algo, é mais fácil continuar fazendo. 

A regra dos 2 minutos supera a procrastinação e a preguiça, tornando tão fácil começar a agir que você não pode dizer não.

3 – Tornar as Consequências da Procrastinação Mais Imediatas

Existem muitos métodos para fazer você pagar o custo da procrastinação agora e não mais tarde. 

Por exemplo, se você está se exercitando sozinho, pular o treino na próxima semana não afetará muito sua vida. 

A saúde do seu corpo não será afetada imediatamente devido à falta desse exercício. 

A despesa de atrasar o exercício só se tornará dolorosa após algumas semanas ou meses de inatividade. 

Se você decidir se exercitar com um amigo na segunda-feira, a despesa de não malhar é mais urgente. 

Se você não fizer este exercício, você parecerá um completo bobo(a).

Outra estratégia popular é usar uma plataforma de desafios ou apostas por exemplo. 

Se você não realizar as ações que prometeu fazer, seu dinheiro será doado para uma causa que você não gosta. 

O objetivo é colocar a pele na mesa e criar uma nova punição que será imposta se você não tomar a ação agora.

Conclusão

É impossível depender de consequências ou recompensas futuras para encorajar o eu presente. 

Em vez disso, você deve descobrir uma maneira de trazer a recompensa e a punição futuras para o presente. 

É essencial fazer com que os resultados do futuro se tornem atuais.

Isso é precisamente o que acontece no momento em que paramos de adiar nossos planos e agimos. 

Por exemplo, suponha que você precise escrever um relatório. 

Você está ciente disso há um tempo e mesmo assim não parou de colocar em banho-maria dia após dia. 

Você sente um pouco de ansiedade e dor incômoda ao contemplar o relatório que deve escrever, mas não consegue agir. 

E então, um dia antes da data chegar, suas consequências futuras se tornam o presente e você tem que escrever o relatório horas antes do prazo. 

A pressão de procrastinar aumentou e você alcançou o “Fio de Ação”.

Essa é uma das razões pelas quais você pode dormir em um estado de espírito motivado a mudar sua vida, mas quando acordar, descobrirá que está voltando às rotinas que segue há anos. 

O cérebro é inflexível sobre os benefícios a longo prazo quando eles estão longe no futuro próximo (amanhã), no entanto, está mais focado na satisfação imediata no presente (hoje).

Por isso, é essencial entender e aplicar as melhores dicas para parar de procrastinar de uma vez por todas.

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