Um evento corporativo pode ser definido como uma ação de reunir as pessoas e profissionais que compartilham interesses e afinidades a empresa. Mas o que é eventos corporativos?
No entanto, estamos falando de todos colaboradores da empresa, clientes, potenciais clientes, provedores, parceiros… todos.
Nos eventos corporativos é apresentado frequentemente as novidades para o próximo ano, o crescimento do ano anterior, os casos de sucessos dos clientes, entrega de prêmios os melhores parceiros do ano…
… e se trabalha o branding para melhorar a reputação da marca no setor profissional ao que é dedicado.
Todavia, cada evento organizado pela empresa tem uma motivação única e objetivo diferente, não se concebe da mesma forma que a Assembleia Geral de Acionistas, reunião rotineira com o chefe do departamento ou alguma atribuição de um prêmio a um colega de trabalho.
A importância dos eventos corporativos

Como dizíamos ao princípio, o evento corporativo tem se convertido em uma das principais tendências entre as companhias de todos os setores na estratégia de comunicação e marketing.
Entretanto, são muitos os benefícios que conseguem gerar para a marca da empresa ao levar as realizações dos eventos corporativos.
Ajudando a empresa a fidelizar os clientes existentes, estabelecer novas oportunidades, ganhar novos clientes, gerar conteúdos sobre a sua marca, obter maior visibilidade e melhorar a reputação da marca.
Os eventos corporativos podem acontecer como uma estratégia de marketing que pode acontecer muitas diferenças tanto ao nível econômico quanto social.
Por outro lado, a criação e comemoração do evento corporativo ou empresarial atraí grandes benefícios para empresa:
Benefícios dos eventos empresariais
Os principais benefícios podem oferecer aos eventos empresariais são os seguintes:
- Apresentação de estratégias e exposição de produtos e serviços;
- Aumentar o conhecimento da filosofia da sua empresa (gerar branding da marca);
- Fortalecer a conexão pela empresa;
- Conhecimento do público objetivo;
- Melhorar a comunicação e gerar interesses para o potencial comprador.
Todavia, sobre um evento corporativo pode ser desenvolvido diferentes ações, todas elas têm um vínculo ao tipo de evento corporativo selecionado.
Mas, quais são os tipos de eventos corporativos? Vamos lá!
Tipos de eventos para corporativo
Um evento empresarial não é nada rígido, se podem desenhar diferentes eventos dependendo do objetivo que você busca.
No entanto, existe uma primeira classificação de eventos corporativos:
- Eventos externos: este tipo de evento são os corporativos externos relacionados a clientes potenciais ou já existentes. Também para fornecedores, mídia de comunicação, etc…
- Eventos internos: nesse caso, os eventos são aqueles desenhados principalmente para colaboradores, sócios ou acionistas. Pois, é tratada as informações internas e da empresa.
Além disso, vou te explicar quais são os seguintes tipos de eventos corporativos e quais são os mais utilizados.
Reuniões de trabalhos Corporativos
O tipo de evento corporativo interno, que formam grupos de trabalhos para tratar de temas internos da empresa: informação, diretas e objetivas da empresa, oportunidade, etc…
As reuniões podem se dividir em outras categorias: reuniões diretivas, de equipe e assembleia de acionistas.
Os organizadores desses tipos de eventos são de origem interna da própria empresa.
Conferências — Eventos corporativos
Um clássico entre os clássicos, pois, esse é o tipo de evento pretende buscar o público ou pessoas externas da empresa.
E se utilizam um tema principal de certo interesse para o setor.
Entretanto, nas conferências, também é possível o desenvolvimento e networking entre os assistentes ao finalizar a conferência.
Team building
Podemos definir o Team building como eventos focado aos colaboradores com o meio de estimular os valores e cultura empresarial, com a coesão do grupo e o trabalho em equipe.
Férias e congressos
Eventos externos que permite as empresas mostrar e oferecer seus produtos e serviços para o público alvo.
Uma excelente oportunidade para aumentar o nível do seu negócio e as conexões para futuras parcerias.
Como organizar um evento empresarial
Os eventos empresariais podem ser um sucesso ou fracasso, pois, tudo depende da organização do mesmo.
Cada vez é mais comum que as empresas reservem seu orçamento para desenvolver eventos corporativos profissionais.
Todavia, para organizar um bom evento corporativo é necessário ter em conta os seguintes passos, os quais facilitam na sua criação:
Determinação do público alvo
Provavelmente o passo mais importante, pois, é importante considerar a quem se vai dirigir o evento corporativo ou empresarial.
Não é o mesmo que atrair clientes ou fornecedores que oferecem informação corporativa.
Orçamento
Para qualquer ação empresarial é necessário ter um orçamento e os eventos não são uma exceção.
Além disso, cada evento precisa de um orçamento para ter um verdadeiro equilíbrio nos gastos finais.
Entretanto, a criação de um evento corporativo não deve ser um processo que nos faça perder dinheiro.
Planejamento do evento
O planejamento do evento será a carta de apresentação do público alvo.
Atividades, tarefas necessárias que estimulem a curiosidade e tenham um ritmo temático vinculado ao principal tema do evento.
Divulgação e execução do evento
Uma boa publicidade do evento é fundamental, neste sentido as redes sociais ocupam um lugar principal para poder ter um maior e importante alcance.
Por isso, ao preparar o seu evento você precisa seguir o seu cronograma para acompanhar cada passo a passo programado.
Modelo de convite a um evento da empresa
Então, como convidamos as pessoas a nosso evento corporativo? Decerto, existem diferentes modelos de convite que podem ser muito uteis para ter o alcance desejado.
Os modelos de convite estão ligados ao tipo de evento desenvolvido.
Podemos citar alguns visuais dos modelos clássicos de convite a um evento de empresa:
- Convite por realizações: para celebrar a experiência e trajetória profissional de determinados profissionais.
- Convite por renovação de serviços: para renovação de produtos ou serviços para determinados clientes.
- Convite de abertura: visa, enviar o convite para exposição de determinados eventos pontuais.
Conclusão

Os eventos das organizações são ações muito bem vista, não apenas pelas empresas criadoras, o público alvo consiste em receber os benefícios muito importantes na relação das suas energias produtivas e sociais.

Pingback: O Que Fazer Para Melhorar a Imagem da Empresa? 7 Maneiras Simples